Scroll

Parque Serra da LousaParque Serra da Lousa

menutogglemenu

Parque Biológico da Serra da Lousã

Com o objetivo de privilegiar e ajudar na conservação das espécies que habitam ou habitaram o território português, o Parque Biológico é a maior amostra da fauna selvagem de Portugal. Situado na encosta da Serra da Lousã, ocupa uma área de 33 000 m2 de Reserva Ecológica Nacional.

Ao longo do passeio pelos caminhos do Parque Biológico irão encontrar várias espécies de fauna e flora. No caso da fauna, poderão ser observadas várias espécies de aves de rapina (águias, corujas, entre outras), ursos pardos (atualmente extintos em Portugal), linces, lobos, raposas, javalis, mas também vários herbívoros como gamos, veados, corços, cabras entre muitos outros animais. Ao longo do percurso poderão ser descansar à sombra de castanheiros, carvalhos, medronheiros entre outras espécies de flora existentes nas nossas matas e florestas.

O Parque Biológico da Serra da Lousã, obteve em 2007 o 1º prémio do Concurso Nacional para o European Enterprise Awards, na Categoria de Investimento Humano, Liberdade e Fraternidade.

Este projeto com uma diversidade de animais e raças autoctones, um negócio social que associa a biofilia, o património natural e cultural da região, o turismo à inclusão laboral de pessoas com tipo de limitação motora, sensorial ou cognitiva, doença mental e desempregados de longa duração promovendo uma vida social util com forma de terapia, tendo como objetivo ser um projeto sustentavel em termos economicos e ambientais e que aposta na coesao social.

Integra ainda com o Espaço da Mente e o Templo Ecuménico universalista, um projeto mais vasto - TRIVIUM, representando os valores fundamentais da civilização e os pricipios básicos dos Direitos Humanos, Liberdade e Fraternidade.

O Parque Biológico da Serra da Lousã, obteve em 2007 o 1º prémio do Concurso Nacional para o European Enterprise Awards, na Categoria de Investimento Humano, Liberdade e Fraternidade.


A acessibilidade constitui um elemento fundamental na qualidade de vida das pessoas, sendo um meio imprescindível para o exercício dos direitos que são conferidos a qualquer membro de uma sociedade democrática.

Graças à ajuda da Linha de Apoio ao Turismo Acessível do Programa Valorizar, gerido pelo Turismo de Portugal , requalificámos acessos do Parque Biológico da Serra da Lousã.

A intervenção no Parque teve como principal objetivo criar um percurso acessível que atravessa todo o Parque Biológico. Um percurso que foi desenhado com o objetivo de tornar possível a circulação de pessoas com mobilidade condicionada. Com este projeto o Parque passou a ter “corredores” livres de barreiras arquitetônicas, foram reduzidos os declives e colocado pavimento adequado ás exigências de um espaço exterior, sem prejudicar o respeito pelo ambiente. A sinalética foi implementada em português, inglês e braille.

Após um investimento de 213.071,00€, que mereceu um incentivo a Fundo Perdido de 155.476,04€, passou a ser permitido a todos a oportunidade de uso, de uma forma mais autónoma. Com a realização do projeto passou a ser permitido que turistas com mobilidade reduzida passassem a poder caminhar e/ou usar cadeira de rodas na zona dos animais selvagens. Permitiu também que famílias com carrinhos de bebé e pessoas invisuais, pudessem usufruir do Parque de forma muito mais segura e confortável. 

Como referido em ponto anterior, este Parque Biológico para além do grande interesse ambiental é também um projeto de inclusão social, dado que uma parte significativa dos colaboradores do Parque são pessoas que apresentam algum tipo de limitação motora, sensorial ou cognitiva. Pelo que este projeto apoiado pelo programa Valorizar não foi apenas importante para quem nos visita, mas também para muitas das pessoas que diariamente ajudam a cuidar do espaço.

Esperamos por Si!

VeriSign Secured, McAfee Secure, W3C CSS compliant
GuestCentric - Hotel website & booking technology